Ângela Barreto Xavier (Coordenadora) é Investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorada em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu, de Florença, é mestre em História e Política e Cultural e licenciada em História e História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa. Leccionou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, foi Maître de Conférences Invitée na École des Hautes Études en Sciences Sociales, e colabora regularmente com a Universidad Complutense de Madrid. Foi ainda Visiting Scholar do Departamento de História da Universidade de Harvard.
Ao longo dos últimos anos tem privilegiado a história das ideias políticas, nomeadamente as articulações entre projectos políticos e mecanismos de inclusão e exclusão (política, social, cultural), bem como a história cultural dos impérios da época moderna, aí privilegiando a produção, selecção e circulação de saberes. Nesse âmbito, tem coordenado e participado em vários projectos e publicado extensivamente.
Entre as suas principais publicações, destacam-se El-rei aonde pòde e não onde quer. Razões da Política no Portugal Seiscentista (1998), D. Afonso VI (2006), com Pedro Cardim; Cultura Intelectual das Elites Coloniais, coord. com Catarina Madeira Santos; A Invenção de Goa. Poder Imperial e Conversões Culturais (2008), Catholic Orientalism. Portuguese Empire, Indian Knowledge, 16th-18th centuries (2014), com Ines G. Županov; O Governo dos Outros. Poder e Diferença no Império Português, sécs. XVI-XX (2016), coord. com Cristina Nogueira da Silva; Monarquias Ibéricas em Perspectiva Comparada, Dinâmicas Imperiais e Circulação de Modelos Administrativos, sécs. XV-XVIII (2018).
Para mais informações sobre Ângela Barreto Xavier e acesso às suas publicações online, veja:
https://lisboa.academia.edu/%C3%82ngelaBarretoXavier
https://www.ics.ulisboa.pt/pessoa/angela-barreto-xavier